Aproveite para trilhar um pouco mais da área 014 e conheça as atividades disponíveis

Carolina Capucho

  1. Musculação
    Bauru conta com mais de 40 Academias ao Ar Livre em várias praças públicas da cidade. Os espaços podem ser aproveitados para alongamento e práticas anaeróbicas e os respectivos endereços podem ser conferidos no site oficial da Semel ou no mapa da Trilhos.


Equipamentos para musculação na Praça Anacleto Chaves. Foto: Carolina Capucho

  1. Voleibol
    Existem 3 espaços com quadras de areia para vôlei no município. Na Avenida Getúlio Vargas, na altura da quadra 16, a quadra é mantida em parceria com a iniciativa privada e está disponível para uso 24 horas. 

    É possível jogar vôlei também na Avenida Jorge Zaiden, onde se têm três redes, e no Parque Jaraguá, na Rua Major Antonio Fraga, quadra 3.


Avenida Jorge Zaiden, também conhecida por Água Comprida, tem estrutura para vôlei de praia. Foto: Carolina Capucho

  1. Skatismo
    Para os apreciadores de esportes radicais, há pistas de Skate no Mary Dota, na Vila Universitária e no bairro Santa Edwiges. Em cada uma delas, além do bowl, é possível se exercitar com rampas e corrimãos que auxiliam na execução de manobras.


Bauru Skate Park na Avenida Getúlio Vargas. Foto: Carolina Capucho

  1. Quadras Poliesportivas
    Nos ginásios poliesportivos administrados pela prefeitura são oferecidas desde aulas de condicionamento físico para a terceira idade até ginástica artística. Ao todo, são quatro ginásios e um Centro Popular de Esportes e Lazer.
  1. Ciclismo
    É possível andar de bicicleta nas ciclofaixas da Avenida Jorge Zaiden todos os dias, e da Avenida Getúlio Vargas, aos finais de semana. 


Ciclofaixa na Avenida Jorge Zaiden, também conhecida como Avenida da Água Comprida.
Foto: Carolina Capucho

  1. Bosque da Comunidade e Parque Vitória Régia
    Os parques públicos bauruenses são opções proveitosas para quem procura mesclar o lazer, a prática de esportes e o contato com a natureza.

    O parque Dr. Cesar Benedito Fernandes Rodrigues, popularmente conhecido como Vitória Régia, além de ser cartão postal da cidade, é bastante propício para cooper e tem parquinho exclusivo para entreter a criançada, tudo disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

    Já o Bosque da Comunidade está aberto todos os dias, em horário programado. De segunda a sexta-feira, funciona das 6h às 17h30; aos finais de semana, de 7h às 17h30.

    O parque oferece diversas atividades, como o playground para as crianças, equipamentos de musculação e espaço para caminhada.


Vista do Parque Vitória Régia. Foto: Prefeitura Municipal de Bauru

  1. Natação 
    A Piscina Municipal Frederico Arena oferece aulas de natação e hidroginástica para os bauruenses há mais de 40 anos. As aulas de natação são voltadas ao público infantil, enquanto a hidroginástica é reservada à terceira idade.

    Endereço: Rua Itororó, 12-92
    Telefone: 14 3235-7589
  1. Atletismo
    A cidade-lanche conta com espaços exclusivos para a prática de caminhada e corrida, com destaque para as avenidas Getúlio Vargas e Jorge Zaiden, que são reservadas para o uso livre de pedestres aos domingos e feriados pela manhã. 
  1. Tênis de Mesa
    A Associação Nova Era de Tênis de Mesa oferece treinos abertos e gratuitos a toda população, sem distinção de idade, em razão do incentivo concedido pelo Fundo de Desenvolvimento Esportivo da Semel.

    A sede do projeto está localizada em frente ao Alfredão, estádio do Noroeste, na Rua Wenceslau Braz, 12-69 e os treinos acontecem em horários diversos:
  • Terça e quinta-feira, das 9h às 10h;
  • Segunda e quarta-feira, entre 14h e 15h30;
  • Segunda e quarta-feira, das 19h às 20h.

    Para mais informações, entre em contato pelo telefone (14) 3206-6433 ou via Instagram @novaeratenisdemesa 
  1. Praça Paradesportiva
    Inaugurada em 2011, a Praça Paradesportiva de Bauru oferece incentivo à prática desportiva por parte de Pessoas com Deficiência. A praça, aliás, foi a primeira do estado de São Paulo voltada para esse fim.

    Localizada na Rua São Paulo, 3-79 – Vila Seabra, o ginásio está aberto todos os dias das 8h às 18h.
  1. Capoeira e Jiu-jitsu
    Aqueles que se interessam por lutas podem se beneficiar de aulas de Capoeira ou Jiu-jitsu ministradas na ONG Periferia Legal.

    O projeto sem fins lucrativos está sediado no bairro Beija-flor e tem aulas de jiu-jitsu às terças e quintas-feiras, entre 19h e 21h. Já a Capoeira, que é parte do projeto Ginga Bauru, acontece às quartas e sextas-feiras, também no período da noite. Para saber mais sobre é possível contatar pelo telefone 14 98822-5626 ou WhatsApp.
  1. Judô
    A Semel, em parceria com o Bauru Judô Clube, realiza aulas da arte marcial japonesa no Centro Social Urbano, no Jardim Bela Vista.

    Os treinos de judô têm turmas de iniciação, a partir dos 6 anos, e turmas de rendimento para atletas a partir de 14 anos e faixa laranja, em diversos dias e horários. Para participar, deve-se fazer inscrição prévia entrando em contato com o Sensei Fu, Nerival Cervantes, por telefone ou WhatsApp: (14) 99689-7350.
  1. Estádios Municipais
    Os são praticantes do futebol de várzea podem usar os campos de futebol bauruenses para partidas dos times amadores, mediante inscrição prévia das equipes. Ao todo, são 9 estádios distritais.
  1. Sesi e Sesc
    As instituições do Sistema S contam com ampla infraestrutura para a prática de diversos esportes. 

No Sesi, desde que você seja associado, é possível desfrutar de piscinas para fins recreativos e desportivos, academia e quadras de voleibol, basquete e futebol. Para saber mais sobre, acesse o site.

Já no Sesc, somente a piscina e a academia são exclusivas para credenciados plenos. Apesar disso, qualquer pessoa pode se cadastrar para ter a carteirinha gratuitamente. Na unidade de Bauru, pode-se aproveitar de campo de futebol, quadra poliesportiva e academia.

Tendência