Veja siglas e palavras-chave para conhecer mais sobre a Unesp e o âmbito universitário

AÇÃO AFIRMATIVA: São políticas que visam combater todos os tipos de discriminações, raciais, sexuais, religiosas, de origem e de gênero, qualquer desigualdades e que permitam participação igualitária das pessoas em todos âmbitos de convívio social.

ALESP: É a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, sede do Poder Legislativo Paulista.

CAC Central: Comitê Central de Ação Cultural atua na construção de condições  para a implementação da Cultura na Unesp, mapeando e propondo ações e atividades sempre com pensamentos voltados para a diversidade.

CACs Locais: Comitês Locais de Ação Cultural Local, alinham-se às definições do CAC Central, porém com foco em ações nas respectivas unidades.

CLPE: A Comissão Local de Permanência Estudantil, vinculada à Vice-Coordenadoria Executiva da Unidade Universitária, tem por atribuição o desenvolvimento de metas e ações que promovam a igualdade de oportunidade aos alunos que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Atua no assessoramento à CPEU, acompanhando os processos seletivos e aplicação dos recursos orçamentários, visando melhorias nas condições da permanência estudantil local.

CoAC: A Coordenadoria de Ação Cultural, criada na última gestão, sendo uma ação de valorização ainda maior da cultura. É responsável por organizar e centralizar todas as ações culturais. Assim, melhora a administração, o entendimento do que é necessário priorizar e discussões para as segmentações que a Unesp quer levar para a área.

CO: O Conselho Universitário (CO) é a instância superior da Universidade. Ele possui caráter normativo e deliberativo e, de maneira geral, é responsável por traçar as diretrizes e exercer a jurisdição superior da Universidade.

COPE: A Coordenadoria de Permanência Estudantil é a instância da Unesp responsável por atribuir auxílios financeiros e desenvolver ações de apoio aos estudantes de graduação que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

EGD: O Escritório de Gestão de Dados foi criado na Unesp em 2022. Ele tem relação direta com o gabinete da Vice-reitoria e busca apoiar a governança da Universidade por meio da análise de dados. “A intenção é mitigar os esforços na coleta e análise de dados, possibilitando que o foco dos servidores e pesquisas seja na expertise das análises e resultados.”, conforme consta na apresentação do EGD no site da Unesp.

FAAC: Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design da Unesp Bauru.

FC: Faculdade de Ciências da Unesp Bauru.

FEB: Faculdade de Engenharia de Bauru da Unesp.

ICMS: É a sigla para Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal de Comunicação. Apenas os governos estaduais têm o poder de instituí-lo.

MEC: Ministério da Educação, responsável por regulamentar e fiscalizar os serviços educacionais no Brasil, entre eles, os cursos superiores. 

POLÍTICA PÚBLICA: Ações, programas e decisões desenvolvidas pelo Governo para garantir os direitos da população. Podem até ser designadas para instituições particulares, mas precisam ser de interesse público.

PROEC: Pró- Reitoria de Extensão Universitária e Cultura. Instância que administra as extensões universitárias -dentre elas os projetos, programas, cursos, eventos e prestações de serviço- e as ações culturais. Responsável também pela emissão de certificados definidores do que é e não é Extensão e de horas obrigatórias concluídas. Estas últimas podendo ser emitido pelo aplicativo SisProec Unesp.

RDIDP: Regime que classifica a atuação de um docente no campo da pesquisa nas universidades. É um regime especial de trabalho que visa contribuir para a qualificação e a capacitação docente, a qualidade de ensino e a extensão de serviços à sociedade.

STRICTO SENSU: Os programas de pós graduação podem ser classificados como “strictu sensu” ou “lacto sensu”. A pós-graduação lato sensu, ou “sentido amplo”, reúne programas de especialização mais voltados ao mercado de trabalho. A pós-graduação stricto sensu, ou “sentido estrito”, compreende os programas de mestrado e doutorado. O acadêmico que cursa uma pós-graduação stricto sensu recebe um diploma ao final.

SRVEBP: Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública, destinado a alunos que cursaram o Ensino Médio ou o Ensino para Jovens e Adultos em instituições públicas de ensino. 

SRVEBP+PPI: Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública mais autodeclarados Pretos, Pardos e Indígenas, destinado a pessoas que se autodeclaram pretas, pardas ou indígenas e que cursaram o Ensino Médio ou o Ensino para Jovens e Adultos em instituições públicas de ensino.

SU: Sistema Universal de inscrição no Vestibular da Unesp, em que todos os candidatos inscritos concorrem.

Tendência