Conheça a artista Clara Luz e suas inspirações para a montagem da exibição

Luísa Tabchoury

Folheto de divulgação da exposição “Paisagem em Desvio”. (Reprodução: Prefeitura de Bauru)

A Pinacoteca Municipal de Bauru está com a exposição “Paisagem em Desvio” com obras da artista visual Clara Luz. A mostra é gratuita e vai até o dia 12 de agosto. As visitas acontecem de segunda a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados, das 8h às 13h. 

O tema da exposição aborda a constante intervenção industrial em espaços urbanos e não urbanos, para que se reflita sobre as consequências dessas transformações na vida das pessoas e como isso interfere na forma como essas paisagens são contempladas. 

O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Cultura de Bauru que busca incentivar o trabalho de artistas locais por meio do edital do ano passado “Contratação de Projetos para Exposição Individual de Artes Visuais”. A Pinacoteca está localizada na Casa Ponce Paz, na Rua Antônio Alves, número 9-10, no Centro.

Sobre a artista

Clara Luz é bacharel em Artes Visuais pela Universidade de São Paulo (USP). A artista contou, em entrevista à Agência Trilhos, que a escolha pelo curso foi uma decisão fácil de se tomar ao ter tido experiências com a arte durante a infância. “Eu sempre gostei de desenhar e pintar, desde criança eu tive incentivo na minha casa para isso. Quando eu estava na época do vestibular, me pareceu uma escolha natural fazer Artes Visuais”.

A exposição, que conta com 16 pinturas e 30 desenhos, foi organizada com produções feitas no período entre 2020 e 2025. A inspiração do projeto parte da perspectiva de Clara de que as paisagens estão em constante movimento e, por conta disso, existem diferentes formas de contemplá-las.

É o que me interessa nas pinturas em geral e é o que eu tento fazer, justamente colocar esse desvio de contemplação, de visualização na pintura”, explicou a artista. 

Exposição “Paisagem em Desvio” de Clara Luz. (Reprodução: @pinacotecabauru / Instagram)

Ao ser questionada sobre ter a oportunidade de expor suas produções em Bauru, a artista respondeu que se sente muito feliz, principalmente por ser a sua cidade natal. 

“O interior paulista é uma das minhas inspirações. É um grande prazer estar aqui.”

Por fim, Clara disse que se sente realizada em ter organizado uma exposição na Pinacoteca de Bauru e ter a oportunidade de mostrar suas obras para seus familiares e amigos. “Espero que Bauru aprecie e valorize cada vez mais esse lugar tão especial”, concluiu ao citar a galeria. 

Cultura em Bauru

As exposições da Pinacoteca de Bauru acontecem por meio de editais promovidos pela Secretaria Municipal de Cultura. O agente cultural da Secretaria Leonardo Alvarez Franco explicou o processo de inscrição dos artistas, como também a seleção de avaliadores.

Nós lançamos editais todos os anos para que os artistas se inscrevam e enviem seus trabalhos, que são avaliados por um grupo de técnicos diverso, contratados por edital, para que o processo de seleção seja o mais transparente possível”.

Essas iniciativas públicas contemplam artistas de todo o país que tenham o desejo de realizar exposições individuais, projetos de ocupação de espaço ou propostas curatoriais. Nesse sentido, Leonardo afirmou que os editais trazem contribuições positivas tanto para os profissionais quanto para o município.

Nós damos visibilidade para o município, para a Pinacoteca de Bauru e para os artistas regionais. Eu só vejo possibilidades de crescimento com esses eventos e com essas exposições”, concluiu.

Para mais informações sobre a exposição e agendamento de grupos para visitação, entre em contato com a galeria pelo e-mail: pinacotecamunicipaldebauru@gmail.com.

Deixe um comentário

Tendência