Atividade tem como objetivo promover mais pesquisas sobre a questão racial no Brasil
Vivian Eduarda de Oliveira Ferreira
O evento ocorre em quatro fins de semana, nos dias 14 e 21 de junho e nos dias 5 e 19 de julho, de forma remota e gratuita. Os debates reúnem intelectuais negras e negros com o objetivo de discutir estratégias de enfrentamento racial no Brasil, além da resistencia simbólica, política e cultural.
Organizado pelo Prof. Dr. Juarez Tadeu de Paula Xavier, atual Vice Diretor da FAAC (Faculdade de Artes, Arquitetura, Comunicação e Design), a iniciativa integra ações políticas e científicas do NeoCriativa (Núcleo de Estudos de Observação em Economia Criativa).
Programação do Ciclo de Debates Sobre o Aniquilamento Racial no Brasil:
14/6- Pré-Condições Históricas para a Construção da Política de Aniquilamento Racial no Brasil
Palestrante: Prof. Dr. Juarez Tadeu de Paula Xavier
Mediação: Profa. Dra. Carina Nascimento
21 de junho – A Publicidade como Dispositivo de Persuasão do Estado e o Aniquilamento Simbólico da População Negra
Palestrante: Profa. Dra. Carina Nascimento
Mediação: Profa. Dra. Joana D’Arc Teixeira
05 de julho – VAI CUIDAR DE SUA VIDA! O Samba e as Giras Cosmológicas: Estratégias de Enfrentamento ao Aniquilamento da População Negra
Palestrante: Prof. Dr. Tadeu Kaçula
Mediação: Prof. Dr. Juarez Tadeu de Paula Xavier
19 de julho – Juventude e os Dispositivos de Aniquilamento: Um Olhar para as Prisões
Palestrante: Profa. Dra. Joana D’Arc Teixeira
Mediação: Prof. Dr. Tadeu Kaçula
As inscrições podem ser realizadas através do link:
https://forms.gle/6u7vVQYZn3G5Z2Sv8

(Reprodução: Pixabay)
O que é o NeoCriativa?
O NeoCriativa (Núcleo de Estudos de Observação em Economia Criativa) da Unesp de Bauru, está ativo desde 2011, e desde sua fundação o projeto é coordenado pelo Prof. Dr.Juarez Tadeu de Paula Xavier.
O grupo surgiu a partir de um projeto em que Juarez representava uma universidade da Zona Leste de São Paulo, que tinha o objetivo de mapear as necessidades da região. Como por exemplo “as escolas samba, mapeamos os arranjos de rock de garagem, fizemos um encontro grande sobre isso, capoeira, candomblé, toda atividade que tinha o traço de cultura.”
E a partir deste trabalho o NeoCriativa vem com o objetivo de estudar “os fenômenos econômicos, políticos e sociais dessa fração que está fora da perspectiva do mercado”, cita o Diretor.
Ao longo de 14 anos o projeto foi responsável por 155 orientações e cerca de 200 bancas, que pesquisam e discutem economia criativa na universidade. Além de estar presente, “na política de observação da autodeclaração de pretos e pardos.”
Também teve um papel importante, “na política do educando para a diversidade, que levou agora à criação da pró-reitoria de ação afirmativa, a diversidade e equidade. Então, é um grupo de pesquisa que se propõe a ter um projeto político”, Comenta Juarez
Por fim, a formação deste projeto experimental (Ciclo de debates sobre o Aniquilamento Racial no Brasil) teve início, “há cerca de dez anos, quando a gente (integrantes do grupo NeoCriativa) começou a ver um fenômeno. Tem mais negros na universidade hoje, tem mais pesquisas sobre a questão racial, tem mais debates sobre a questão racial, mas isso não tem sido o suficiente para reduzir a alta letalidade que afeta a população negra.”
E através desta observação surge,“esse é um projeto experimental, em que a gente está querendo fazer um curso permanente de formação para todos os interessados em relações étnicas e raciais”, diz o Prof. Dr.Juarez.




Deixe um comentário