O novo torneio da Fifa chegou com desconfiança antes de começar, mas tem sido o assunto do momento entre torcedores de diversos países

Carlos Eduardo Staff

No dia 16 de dezembro de 2022, Gianni Infantino, presidente da Fifa, anunciou que o tradicional Mundial de Clubes iria ganhar uma reformulação em seu formato, sendo semelhante a Copa do Mundo de seleções e passando a ocupar o espaço deixado pela antiga Copa das Confederações no calendário. 

A ideia era um sonho antigo de Infantino, que chegou a bater o martelo para criação do seu novo mundial em 2019, mas a pandemia travou os passos seguintes. Apesar da pressão dos dirigentes europeus e das reclamações de alguns jogadores que atuam nos principais clubes do mundo contra essa competição, com o receio do calendário da temporada ficar ainda mais inflado e comentando a possibilidade de uma possível greve, o presidente da Fifa conseguiu vencer essa batalha mesmo assim. 

A premiação de 125 milhões de dólares dada ao vencedor, com o total de 1 bilhão sendo distribuídos aos clubes, e os acordos políticos firmados ao redor dos principais investidores do futebol no momento, como a Arábia Saudita, foram os trunfos de Infantino para conseguir concretizar a realização do mundial, que está sendo disputado nos Estados Unidos entre 14 de junho e 13 de julho. 

Com 4 times, o Brasil é o país com mais representantes na Copa do Mundo de Clubes (reprodução: @FIFACWC/X)

Reunindo 32 clubes de todos os continentes, o torneio tem chamado a atenção também por colocar frente a frente times que não se enfrentam corriqueiramente, como as partidas envolvendo os sul-americanos e europeus, por exemplo. Apontados sempre como amplos favoritos por sua dominância à nivel internacional nos últimos anos, os times do velho continente não tem tido vida fácil até o momento e gigantes como Real Madrid e Inter de Milão encontraram dificuldades em seus jogos. 

No entanto, o que mais chocou todo mundo do futebol foi a vitória do Botafogo sobre o Paris Saint-Germain, atual campeão da Champions, na última quinta (19) por 1 a 0. A vitória da equipe brasileira veio justamente no momento de maior debate sobre qual é a real diferença entre as equipes de outros continentes e as europeias.

Diante desse cenário que vem se apresentando, é possível algum time brasileiro conquistar o título mundial? Torcedores como Pedro Thomé acreditam que sim e pensam que os clubes brasileiros precisam ter confiança se quiserem chegar longe:

“A gente sabe como é difícil a gente chegar lá e bater de frente, acabando com os preconceitos que às vezes, os europeus têm com os times da América Latina e do Brasil. Se algum time brasileiro acreditar no potencial que tem, fazer um jogo duro, estratégico e dependendo de como andar esse Mundial de Clubes, acho que teria chance sim” – comentou Thomé.

Como tem sido o desempenho dos times brasileiros?

(Foto: Cesar Grecco/Palmeiras)

O Palmeiras fez um bom jogo contra o Porto em sua estreia, mas ficou somente no 0 a 0 contra o time português em New Jersey, no último domingo (15). Na quinta (19), o verdão conseguiu a vitória contra o Al Ahly, na segunda rodada do Grupo A. O jogo foi bastante equilibrado na primeira etapa, mas o gol contra de Abou Ali e o gol de Flaco Lopez, em um belo contra-ataque, ajudaram o Palmeiras a ficar com a vitória no segundo tempo.

A torcida palestrina está confiante que a equipe do treinador Abel Ferreira vai conseguir a classificação para as oitavas de final e já projeta os próximos desafios da equipe. Para Fábio Camacho, sua torcida é de que o Palmeiras consiga o primeiro lugar do grupo planejando a sequência do torneio.

“Expectativas altas para passar da fase de grupos e torcer para cair contra Atlético de Madrid ou Botafogo, caso queira ir mais longe das oitavas. O nosso grupo é difícil, são 3 equipes conhecidas que apresentam um futebol competitivo, mas o Palmeiras é a mais forte delas e tem totais condições de passar” – afirmou o torcedor palmeirense.

Para confirmar a vaga na próxima fase, a equipe alviverde enfrentará nesta segunda-feira (22), o Inter Miami em duelo válido pela terceira rodada do grupo. O adversário da Flórida conta com o craque argentino, Lionel Messi, e está em segundo lugar na tabela. A partida terá início às 22h no Hard Rock Stadium, em Miami.

Veja como está a classificação do Grupo A:

1° – Palmeiras (4 pontos)
2° – Inter Miami (4 pontos)
3° – Porto (1 ponto)
4° – Al Ahly (1 ponto)

(Foto: Vitor Silva/Botafogo)

Pelo grupo B, o Botafogo conseguiu estrear com vitória contra o Seattle Sounders, também no último domingo (14), ao vencer por 2 a 1 em Seattle. Já na quinta (19), como mencionado, o fogão fez história e derrotou o PSG por 1 a 0, com gol de Igor Jesus e uma partida perfeita taticamente, em um duelo que ficará marcado na memória do futebol brasileiro para sempre.

A campanha do glorioso até o momento tem deixado o time e a torcida com a moral elevada. O Botafogo se tornou o primeiro sul-americano desde o Corinthians em 2012 a vencer o campeão da Champions e pode derrotar mais um europeu. Lucas Siston comenta a euforia em torno dos últimos resultados e as possibilidades dos brasileiros enfrentando os europeus.

“O grupo do Botafogo é um grupo difícil, porque pegou dois times muito bons na Europa, mas eu acho que ele consegue. Com esse Mundial, a diferença deu uma diminuída. Tem aquelas potências como Real Madrid e PSG, e acho que eles estão à frente dos clubes brasileiros, mas se pegar um time de segunda da europa eu não vejo essa diferença” – opinou o torcedor botafoguense.

As vitórias deixaram a equipe a um passo da classificação, que depende agora apenas de um empate contra o Atlético de Madrid para confirmar a vaga nas oitavas de final. A partida acontece nesta segunda às 16h, no Rose Bowl Stadium, em Los Angeles.

Veja como está a classificação do Grupo B:

1° – Botafogo (6 pontos)
2° – Paris Saint-Germain (3 pontos)
3° – Atletico de Madrid (3 pontos)
4° – Seattle Sounders (0 pontos)

(foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

No Grupo C, o Flamengo estreou sem sustos e derrotou o Espérance por 2 a 0 na última segunda-feira (16), Arrascaeta e Luiz Araújo foram os autores dos gols da vitória. Nesta última sexta, o mengão encarou o Chelsea pela segunda rodada, naquele que prometia ser o jogo mais difícil do grupo. No entanto, o time brasileiro dominou o jogo do começo ao fim e apesar de ter saído atrás, com Pedro Neto marcando para a equipe inglesa, conseguiu a virada com gols de Bruno Henrique, Danilo e Wallace Yan, fechando a partida em 3 a 1.

A torcida do Flamengo também está bem confiante que vai ver a sua equipe jogando bem no mata-mata do mundial, Felippe Souza projeta o caminho do time e acredita que a conquista do título não é impossível.

“Eu acredito que não só o Flamengo, mas os times brasileiros em si, tem grande chance de ir longe nesse mata-mata. Arrisco a dizer que o Flamengo chega pelo menos em umas quartas de final ou em umas semis e vou ser sincero, não acredito que seja impossível ganhar esse título. Sei que tem times enormes como City, Real Madrid e Bayern de Munique, mas é futebol. Eu não acho 100% impossível” – afirmou o torcedor rubro-negro.

O último jogo do Flamengo pela fase de grupos será contra o Los Angeles FC, nesta próxima terça-feira às 22h no Camping World Stadium, em Orlando. Basta apenas um empate para que a equipe rubro-negra garanta a classificação e a vitória pode dar o primeiro lugar.

Veja como está a classificação do grupo D:

1° – Flamengo (6 pontos)
2° – Chelsea (3 pontos)
3° – Esperánce (3 pontos)
4° – Los Angeles FC (0 pontos)

(foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense)

O Fluminense teve que enfrentar o adversário mais forte do grupo F logo na primeira rodada, mas o desempenho foi positivo. Apesar do zero não ter saído do placar, o tricolor dominou o Borussia Dortmund e teve as melhores chances do duelo.  A partida fez a torcida ficar ainda mais confiante na participação do time no mundial, como comenta Pedro Thomé:

“Antes da primeira rodada, eu ia falar que é um grupo onde daria para se classificar em segundo lugar tranquilamente, fazendo o seu papel ganhando de dois times inferiores e fazer um jogo difícil contra o Borussia Dortmund. Mas como empatamos o primeiro jogo contra o Borussia e jogamos um futebol bonito, então, acho que podemos tentar batalhar para esse primeiro lugar” – opinou o torcedor tricolor.

Hoje, pela segunda rodada contra o Ulsan HD, a equipe tricolor começou bem e abriu o placar com John Arias em um golaço de falta, mas viu o time coreano virar o jogo em 3 minutos. O Fluminense teve que correr atrás no segundo tempo e conseguiu a virada com gols de Nonato, Freytes e Keno, ficando com a vitória por 4 a 2.

O Flu agora se prepara para encarar o Mamelodi Sundowns nesta próxima quarta (25), às 16h, no Hard Rock Stadium, em Miami.

Veja como está a classificação do Grupo F:

1° – Fluminense (4 pontos)
2° – Borussia Dortmund (4 pontos)
3° – Mamelodi Sundowns (3 pontos)
4° – Ulsan HD (0 pontos)

Deixe um comentário

Tendência